sexta-feira, 18 de março de 2016

Lucifer of Liège ou Le Génie du mal

A estrutura original da Catedral de São Paulo de Liège na Bélgica, remonta ao século X, mas foi construída ao longo de algumas vezes, e hoje, a arquitetura em sua maioria é datada do século XIII e XV. Em meio a essa maravilha gótica, repleto de obras de arte religiosa, fica uma impressionante estátua de alabastro do anjo caído Lúcifer incorporado no nicho da escada do púlpito.



Conhecida em inglês como "Lucifer de Liège," seu título real é "Le Génie du Mal" - ("O Gênio do Mal"). Foi esculpida pelo escultor belga Guillaume Geefs em 1848, e descreve um homem belo e jovem, mas torturado. Idealizando sua verdadeira imagem. Também é um substituto de outro Lucifer, esculpida pelo seu irmão mais novo de Guillaume Joseph alguns anos antes, de nome, "L'ange du mal" (ou "O Anjo do Mal"), foi instalado na Catedral em 1842, mas os oficiais da igreja pensou que sua representação era muito bonita, e uma má influência sobre a juventude da igreja. Então Guillaume, o irmão mais velho, foi contratado para substituir a estátua, uma que oferecesse uma 'distração'. 

Facilmente pode-se confundir o Lucifer de Liège com um dos santos que circundam a frente do púlpito, onde Peter, Paul, Hubert, e Lambert residem. Mas os detalhes revelam sua verdadeira identidade - as paredes curvas em seus lados são asas de morcego, a maçã a seus pés foi mordida, os dedos dos pés acorrentados são afiadas como garras e chifres delatores emergem de baixo de seu cabelos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário