quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O Mito de Medusa

Já que hoje é meu favorito dia do ano porque é Halloween, trouxe uma das minhas favoritas histórias da Mitologia Grega: O Mito de Medusa, existe algumas pequenas variações de sua lenda em alguns livros, mas a que tenho dita o seguinte:

Segundo o grego antigo seu nome significa: guardiã, que reina com poder funesto. Era filha de duas divindades marítimas, Fórcis e Ceto (divindades marítimas), sendo irmã de Esteno e Euríale, consideradas as três Górgonas. Diz a lenda que Medusa era a mais bela dentre todas, comparada com a aparência de Atena deusa da Sabedoria. Poseidon apaixona-se por ela e durante muito tempo a corteja em vão, mas em uma de suas últimas tentativas ele a possui dentro do Templo de Atena, assim derramando a ira da deusa sobre Medusa e suas irmãs. Como punição sua beleza é deformada transformando sua cabeleira brilhante em serpentes, seus dentes em presas de bronze, com asas de ouro e pele escamosa. Mas dentre elas, somente Medusa era mortal já que Atena roubou-lhe a imortalidade como castigo e quem quer que encarasse seus olhos em estátuas de pedra transformariam.

Um dos trabalhos do herói Perseu é decepar Medusa, e por causa da ajuda que recebe de Atena ele acaba a presenteando com a cabeça, e esta a coloca em seu escudo Aégis ou Égide como defesa. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário